{"id":709,"date":"2022-01-20T17:09:43","date_gmt":"2022-01-20T20:09:43","guid":{"rendered":"https:\/\/terminales-ar.finanzaspersonales.net.ar\/rodoviaria-de-uberlandia\/"},"modified":"2022-01-20T17:09:43","modified_gmt":"2022-01-20T20:09:43","slug":"rodoviaria-de-uberlandia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/brasil.pasajesenmicro.com.ar\/rodoviarias\/rodoviaria-de-uberlandia\/","title":{"rendered":"Rodovi\u00e1ria de Uberl\u00e2ndia"},"content":{"rendered":"\n\n\n\n
Pra\u00e7a da B\u00edblia, 200 – Martins, Uberl\u00e2ndia – MG, 38400-488, Brasil,<\/strong><\/p>\n\n\n\n O Terminal Rodovi\u00e1rio Presidente Castelo Branco, ou se preferir, pode ser chamada apenas de a Rodovi\u00e1ria de Uberl\u00e2ndia, fica localizado em uma \u00e1rea de 54 mil m\u00b2. Esta rodovi\u00e1ria j\u00e1 \u00e9 uma quarentona pois foi constru\u00edda na d\u00e9cada de 70. Antes de sua constru\u00e7\u00e3o, foi consultada uma empresa de grande refer\u00eancia nacional da \u00e9poca para que sugerisse o melhor local e, logo depois, contrataram dois arquitetos renomados, n\u00e3o apenas em territ\u00f3rio mineiro, mas em territ\u00f3rio nacional: Fernando Gra\u00e7a e Fl\u00e1vio Almada. Gra\u00e7as a eles, a rodovi\u00e1ria foi um sucesso por seus desenhos de arquitetura e urbanismo no local.<\/p>\n\n Na \u00e9poca, os moradores n\u00e3o pensavam jamais que aquele terreno que tinha mais uma caracter\u00edstica de p\u00e2ntano, viesse a ser o local de entrada e sa\u00edda de muitos moradores e turistas. Uma \u00e1rea coberta por muita vegeta\u00e7\u00e3o que favorecia umidade e baixa temperatura na regi\u00e3o. A laje do terminal, que protege os passageiros que est\u00e3o embarcando ou desembarcando tem uma aspecto comum, de formato semiel\u00edptico, sobre 4 pilares espa\u00e7ados por 15 metros cada um, o que dava uma caracter\u00edstica bastante ousada para a \u00e9poca que repercute ainda hoje. <\/p>\n\n Os materiais utilizados foram revolucion\u00e1rios comparados com demais materiais utilizados nos anos 70. No caso do piso, por exemplo, foi utilizado o Corodur, um tipo de granitina especializada de alt\u00edssima resist\u00eancia, que durou durante anos na rodovi\u00e1ria sem necessidade de troca. Pode ser que o terminal seja tombado como patrim\u00f4nio hist\u00f3rico, pois \u00e9 o \u00fanico no Brasil com tal estrutura de concreto, ainda mais quando analisamos o tamanho da rodovi\u00e1ria para o tamanho da cidade. Nem mesmo rodovi\u00e1rias mais novas como a Rodovi\u00e1ria Novo Rio<\/a> do Rio de Janeiro possuem essas caracter\u00edsticas.<\/p>\n\n Atualmente, a Rodovi\u00e1ria de Uberl\u00e2ndia tem a participa\u00e7\u00e3o de 26 via\u00e7\u00f5es que atuam nas 11 plataformas de embarque e nas 6 de desembarque, sendo a TRICON \u2013 Tri\u00e2ngulo Concess\u00f5es S\/A respons\u00e1vel pela administra\u00e7\u00e3o do local desde 1999. O terminal atende uma m\u00e9dia de 1,2 milh\u00e3o de clientes todos os anos, pois a sua inaugura\u00e7\u00e3o ajudou no desenvolvimento da \u00e1rea tur\u00edstica da cidade. O Achados e Perdidos funciona 24 horas na parte administrativa da rodovi\u00e1ria e o Balc\u00e3o de Informa\u00e7\u00f5es funciona das seis da manh\u00e3 a meia-noite. No in\u00edcio, o acesso ao local era feito pela rodovia BR 365, depois foi transferida \u00e0 Pra\u00e7a da B\u00edblia onde continua at\u00e9 hoje.<\/p>\n\n