Esqueça a necessidade de enfrentar filas para comprar suas passagens de ônibus!
Comprando sua passagem online, pelo seu celular ou computador, você a receberá por e-mail e poderá embarcar diretamente mostrando o bilhete no seu celular.
O que é o Bilhete de Passagem Eletrônico?
O bilhete eletrônico é um registro no sistema de reservas da empresa que contém todas as informações relacionadas à viagem, ao passageiro e ao método de pagamento.
O viajante que adquire um bilhete eletrônico receberá uma cópia do mesmo por e-mail, que contém o código da reserva. Você pode fazer o download do bilhete para tê-lo salvo no seu celular.
Não será mais necessário ir a um terminal físico para comprar o bilhete em papel. Mostrando o bilhete no seu celular, você poderá embarcar no ônibus.
Importante: A única maneira de verificar se o passageiro que se apresenta para a viagem é a pessoa para quem o bilhete eletrônico foi emitido é comparando os dados da reserva com o documento de identidade do passageiro. Por isso, é fundamental que você sempre viaje com um documento de identidade contendo sua foto.
De que formas posso apresentar meu bilhete?
No celular
No dia da viagem, você só precisa apresentar o bilhete no seu celular quando chegar à plataforma de embarque. Lembre-se também de apresentar seu documento de identidade para que verifiquem que você é a pessoa que comprou o bilhete.
Bilhete impresso
Pode ser o caso de você se sentir mais seguro com o bilhete em papel ou a empresa de transporte pode solicitar que você imprima o bilhete.
De qualquer forma, você pode imprimir o bilhete que recebeu no seu e-mail e apresentá-lo diretamente no terminal de embarque.
Certifique-se de ler atentamente o e-mail que receberá após concluir sua compra, pois a empresa pode solicitar a impressão do bilhete.
Retirada do bilhete no terminal de ônibus
Infelizmente, nem todas as empresas adotaram a modalidade de bilhetes eletrônicos. Por isso, é importante ler os e-mails após a compra.
Pode acontecer de a empresa solicitar que você retire o bilhete no guichê. Nesse caso, você pode se dirigir ao balcão da empresa de ônibus até um certo tempo antes do horário de partida para retirar seu bilhete. Tente retirá-lo com antecedência para evitar problemas.
O que fazer se a plataforma de embarque tiver catracas?
Se você se deparar com uma catraca antes de poder mostrar seu bilhete a alguém, não se preocupe, você será informado antecipadamente se precisará passar por alguma catraca.
Esteja com seu bilhete no celular ou impresso, você precisará passar o código QR do bilhete no scanner da catraca e passará sem problemas.