Piauí, um dos estados mais quentes do nordeste brasileiro.
Teresina é uma cidade com cerca de 800 mil habitantes. A sua região metropolitana, no entanto, possui mais de 1,1 milhão de pessoas. O detalhe mais interessante é que a Grande Teresina abarca também a cidade maranhense de Timon, do outro lado do rio Parnaíba. Com a menor costa litorânea do país, Piauí possui apenas 66 km de praias. O Piauí foi o único estado brasileiro a ser colonizado do interior para o litoral. Talvez esteja aí a explicação para o seu pequeno litoral.
Uma curiosidade do estado do Piauí é que com a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, algumas províncias continuaram como colônias portuguesas, dentre elas, o Piauí. Com medo de perder a província do Piauí, a coroa portuguesa mandou a uma das cidades, conhecida por Oeiras que era a capital da província, o brigadeiro João José da Cunha Fidié, que comandava uma tropa militar, a fim de manter o Piauí como colônia portuguesa. Na área dos famosos podemos destacar o cantor e político Frank Aguiar, que com seu ritmo agitado de forró fez sucesso nacional e alavancou uma carreira política. Limita-se com cinco estados: o Ceará e Pernambuco a leste, a Bahia a sul e sudeste, o Tocantins a sudoeste e o Maranhão a oeste, além de ser delimitado pelo Oceano Atlântico ao norte.
Os mais antigos vestígios da presença humana no continente americano foram encontrados no Piauí, mais propriamente no Parque Nacional da Serra da Capivara. O principal rio do estado é o Parnaíba, em cujas margens foi construída a cidade de Teresina. Uma das principais atrações turísticas do litoral piauiense é o delta do Parnaíba de vistas incríveis rodeadas por água.