Logo plataforma 10 brasil

“Eu vou tomar um tacacá” conheça essa iguaria paraense

escrito por

modificado em

Aposto que você chegou até aqui cantando como a diva paraense Joelma, não é mesmo? Na música “Voando pro Pará” a cantora fala de uma das comidas típicas mais populares e saborosas da região Norte.
Então aperta o play e vem cantando o refrão: "Eu vou tomar um tacacá. Dançar, curtir, ficar de boa. Pois quando chego no Pará, me sinto bem, o tempo voa".

Nessa dica de destinos da Plataforma 10 vamos falar um pouco sobre:

  • O que é tacacá?
  • As origens deste caldo
  • Como tomar tacaca
  • Qual o sabor do tacacá?
  • 3 lugares para tomar tacacá no Pará.

O que é o tacacá?

O tacacá é uma iguaria muito popular na região amazônica que é preparada com:

Goma de Tapioca em uma panela

Goma de tapioca

Tucupi é um líquido amarelo extraído da mandioca brava

Tucupi

Líquido extraído da mandioca brava que passa por um processo de remoção do veneno.

Pilha de camarões frescos

Camarões secos

Foto da planta de jambu

Jambu

Também conhecida como agrião paraense, é uma erva muito utilizada na gastronomia amazônica que possui as capacidades de aumentar a salivação e de adormecer os lábios.

Pimentas de cheiro nas cores vermelha, amarela, preta e verde.

Pimenta de cheiro e temperos a gosto

Suas origens remontam a culinária indígena e segundo o antropólogo Luís da Câmara Cascudo, é bastante semelhante ao mani poi, uma sopa preparada pelos povos originários da região a partir da mandioca, peixes, camarões e formigas saúvas.

mão segura uma cuia com tacacá.
O tacacá é bastante popular no norte do Brasil, especialmente no Pará. Fonte: Mi Nube.

Apesar de estar muito vinculado com o estado do Pará, sendo inclusive considerado um patrimônio imaterial em razão de seus vínculos ancestrais e do trabalho realizado pelas tacacazeiras, ele também é bastante consumido em outros estados do Norte do Brasil.

Como tomar tacacá?

O tacacá é servido em cuias, que parecem pequenas conchas escuras. A cuia de tacacá também é uma herança cultural dos povos indígenas da amazônia, que extraíam o fruto de uma árvore conhecida como Cuieira (Lagenaria siceraria) para produzir os seus utensílios. Uma curiosidade é que com o fruto da Cuieira também são produzidas as cuias de chimarrão no Sul do Brasil. 

A coloração negra é obtida com o cumatê, pigmento extraído da planta cumatezeiro que uma vez fixado permite que as cuias sejam decoradas com frases ou desenhos feitos com a ponta de facas. Acompanham estas cuias umas cestinhas de palha que as recobrem para proteger as mãos de quem toma o tacacá, porque ele é servido bem quente. 

E apesar das altas temperaturas do Pará, quem toma esta iguaria garante que o suor que ele provoca é ótimo e te faz “dançar, curtir e ficar de boa” com na música de Joelma.

Pequenas cuias pretas com desenhos geométricos
As cuias para tomar tacacá são produzidas a partir de saberes ancestrais. Fonte: AmazoniaHub

Qual o sabor do tacacá?

O tacacá é bastante nutritivo e possui um sabor marcante que mistura o picante da pimenta, o amargor do jambu com a acidez do tucupi.

3 lugares para tomar tacacá no Pará

1. Tacacá da Flávia

Aqui você encontra um tacacá delicioso para tomar no final de tarde de Belém. Possui três filiais na cidade:

  • Avenida Pedro Miranda, na esquina com a Timbó
  • Avenida Rômulo Maiorana, na esquina com a Mauriti
  • Avenida João Paulo II, na esquina com a Dr. Freitas

E além do tacacá você também encontra outras opções para saborear o tempero paraense como a maniçoba e o caruru.

2. Tacacá da Marina

Esta é uma dica para quem vai para a cidade de Ananindeua. Quem passar pela cidade não pode deixar de tomar um tacacá na banca da Marina, que além dessa delícia serve aos seus clientes uma série de outras comidas típicas do Pará há quase duas décadas.

3. Tacacá da Diva

O Tacacá da Diva iniciou suas atividades em 2009 e é um dos mais tradicionais da cidade de Belém. Possui duas filiais localizadas nos bairros Pedreira e Marambaia que servem uma série de pratos da culinária local, como o arroz paraense e a maniçoba.

Compre sua passagem para o Pará com a Plataforma 10

Bora tomar um tacacá e provar outros pratos da culinária paraense? A Plataforma 10 leva você para esta experiência sem igual. Compre sua passagem para o Pará hoje mesmo. Confira preços e horários